top of page
  • Writer's pictureDavid Sales Rocha Pinto

Varizes na gravidez: como tratar?

Se você está grávida e notou o aparecimento de veias dilatadas e tortuosas nas pernas, não se preocupe. As varizes são um problema comum durante a gravidez, afetando cerca de 30% das mulheres. Embora possam ser desconfortáveis, a boa notícia é que, na maioria dos casos, as varizes durante a gravidez são uma condição temporária.

Mulher grávida

Durante a gravidez, há modificações hormonais necessárias para a manutenção e crescimento do bebê. Essas alterações dos níveis hormonais podem afetar o funcionamento das veias, tornando-as mais frágeis e propensas a dilatações. Além disso, o bebê em crescimento pressiona as veias da pelve, dificultando o retorno do sangue das pernas ao coração. Essas alterações em conjunto facilitam o aparecimento das varizes. Além do desconforto estético, as varizes durante a gravidez podem causar dor e sensação de peso. Para piorar, é natural retenção hídrica durante a gestação, o que, em conjunto com as varizes, promove inchaço nas pernas.


Mas vou ficam com essas varizes para sempre?

Após o parto, o corpo da mulher lentamente volta ao status de antes da gravidez. Esse processo leva semanas a meses. Assim, é natural que parte dessas varizes regridam após alguns meses do parto.


As varizes que ficam após a gravidez, quando vou tratar?

Primeiro, temos que destacar que ter um filho (a) é um momento mágico e único para toda a família, principalmente para a mãe. O ideal é curtir esse momento, pois logo passa e você vai sentir saudades de quando seu pequeno era um bebê.


Supõe-se que o aleitamento materno exclusivo (bebê só se alimenta do leite materno) dure em torno de 6 meses. Nesse período o corpo da mulher já retornou ao níveis hormonais e as "varizes temporárias da gravidez" já regrediram. O período indicado para o tratamento das varizes é quando for iniciado o desmame e for introduzido novos alimentos na dieta do bebê.


Essas varizes me incomodam muito, como faço para me sentir melhor?

Felizmente, há várias maneiras que podem te ajudar durante a gravidez. Vale lembrar que é importante o acompanhamento Obstétrico e a procura de uma consulta com Cirurgião Vascular antes de você realizar qualquer medida para ajudar nas varizes. Algumas dicas úteis incluem:

  • Mantenha um estilo de vida ativo, com atividades físicas leves, como caminhada;

  • Evite ficar em pé ou sentada por longos períodos;

  • Eleve as pernas enquanto descansa ou dorme;

  • Use meias de compressão, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea nas pernas;

  • Consuma uma dieta equilibrada e rica em fibras;

  • Consulte um Angiologista ou Cirurgião Vascular para avaliar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado.


Então, se você está grávida e sofre de varizes, não hesite em procurar ajuda médica especializada. O tratamento adequado pode ajudar a aliviar os sintomas e prevenir complicações graves. Com o acompanhamento de um Cirurgião Vascular experiente, você poderá desfrutar de uma gravidez mais saudável e tranquila.

6 views0 comments
bottom of page