top of page
Dr. David Pinto fazendo exame Doppler

Doppler Vascular

Quando se fala em Angiologia e Cirurgia Vascular não pode se esquecer do Doppler Vascular. O Doppler é uma ferramenta essencial no cotidiano do médico Vascular, assim como o estetoscópio é para o Cardiologista. 

Este exame consiste no estudo ultrassonográfico do sistema vascular e permite estudo minucioso da circulação sanguínea, fornecendo informações úteis sobre velocidade de fluxo sanguíneo, presença de obstrução nos vasos ou de lesões na parede vascular, presença de trombose, presença de refluxo bem como uma série de outras alterações.

Ultrassom Doppler Vasculaer

O melhor amigo do Angiologista...

Dr. David Pinto no curso de Ecografia Vascular com Doppler do Cetrus

A indicação do Doppler não se restringe somente para varizes. Esse exame pode ser utilizado em várias partes do corpo para pesquisar qualquer tipo de problema vascular.

Doppler Venoso dos Membros

Além do uso em varizes, o doppler venoso pode ser utilizado em diversas outras situações, algumas comuns estão citadas abaixo:

Para trombose: Podemos detectar facilmente a presença de trombose nos segmentos venosos, o que nos leva a tratar precocemente e evitar complicações como embolia pulmonar por exemplo.

Programação de fístulas: Em pacientes dialíticos veia significa vida. O estudo para localizar o sítio mais adequado para confecção de fístula arteriovenosa garante um acesso vascular mais duradouro e com menos intercorrências, prolongado o tempo de vida e melhora da qualidade de vida.

 

Doppler Arterial dos Membros

Quando se estuda o Sistema Arterial, pode ser utilizado na suspeita de Oclusão Arterial Aguda (embolia ou trombose do membro), para diagnóstico de Doença Arterial Obstrutiva Periférica ("entupimento" da circulação geralmente devido a Aterosclerose), para acompanhamento após procedimentos terapêuticos (como Angioplastias), entre outros casos.

 

Doppler de Carótidas e Vertebrais

Por estarem relativamente superficiais em relação à pele, geralmente conseguimos boa visualização destes vasos no pescoço. Com isso, podemos detectar a presença de placas ateroscleróticas, dissecções, pseudoaneurismas entre outras lesões, o que permite diagnóstico e tratamento antes de complicações graves, como o temido Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Por estar relativamente superficial em relação à pele, o sistema arterial carotídeo e vertebral é geralmente estudado com facilidade pelo Doppler de Carótidas e Vertebrais. Com ele, podemos diagnosticar Estenose Carotídea, patologia geralmente causada por Aterosclerose (placa de colesterol) e que representa 10 a 20% de todos os Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos ("AVC" ou "derrame"). 

Patologias incomuns também podem ser detectadas e avaliadas, como Dissecção Carotídea, Kinking de Carótida ("acotovelamento"), Vasculites, entre outras doenças. 

Podemos também estimar o risco cardiovascular através da mensuração da espessura do complexo médio-intimal, o que pode levar à prescrição de medicações e reduzir o risco de um temido Infarto Agudo do Miocárdio ou um Acidente Vascular Cerebral.

Dr. David Pinto no curso de Ecografia Vascular com Doppler do Cetrus
bottom of page